Comunidade Jovens Escritores Portugal
Chegaste à primeira e única Comunidade Portuguesa de Jovens Escritores exposta num Fórum da Internet. Se gostas de escrever ou gostas simplesmente de ler novas obras e partilhar a tua imaginação com os outros, só tens de te registar. Todos os interessados são bem vindos neste espaço, desde que participem, mesmo que não muito activamente. Regista-te e viaja pelos novos mundos que aqui serão abertos.

Acordo Ortográfico: Opiniões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acordo Ortográfico: Opiniões

Mensagem  Moggo em Sex Nov 05, 2010 1:18 pm

O tema já deve ser velho, mas mesmo assim...o que acham desta cena do acordo ortográfico? Concordam, discordam, estão indiferentes..?
Moggo
Cheguei!

Pontuação : 17

Ver perfil do usuário http://moggo-moggo.blogspot.com/

Re: Acordo Ortográfico: Opiniões

Mensagem  Lizzie em Dom Nov 07, 2010 5:59 pm

Uau! Bem, para começar, gostei que te tivesses lembrado deste tema. Para ser sincera, acho bem interessante podermos trocar ideias sobre o assunto e os meus parabéns por te teres lembrado. Sinceramente, é um assunto que nunca me passaria pela cabeça levantar.
Na minha opinião, acho muito mau que tenha sido feito tal acordo. Acredito que hajam vantagens (por uma perpectiva de globalização) mas há imensas desvantagens e, sinceramente, é só dessas que me consigo lembrar. Este acordo ortográfico torna-se uma desvantagem no ramo escolar porque, quando um aluno pesquisa um trabalho na internet, é sempre assaltado por informações traduzidas ou inseridas em sites brasileiros. Torna-se uma desvantagem pois uma vez que as palavras passaram a ser todas escritas praticamente da mesma forma, é só chegar ao site e fazer copy paste da página. Isso seria o mesmo que o próprio aluno não fazer qualquer tipo de trabalho, ou seja, a sua aprendizagem será nula.
Por outro lado, acho que quando a nossa geração aprende a escrever de uma determinada forma, tal coisa não deve ser mudada assim de um momento para o outro. As próximas gerações a serem leccionadas nas escolas aprenderão gramáticas diferentes, dicionários diferentes. Isso, na minha modesta opinião, é mau, pois torna a tal "globalização" que querem implantar no nosso país algo muito limitado, uma vez que a nossa geração e as futuras não terão como base a mesma "língua portuguesa", se é que me conseguem entender.
Espero que me tenha conseguido explicar e que, se houver alguém que veja alguma vantagem nisto, me explique por favor. Gostava de saber as vossas opiniões, tal como a Moggo. Very Happy

Administradora

Pontuação : 80

Ver perfil do usuário

Mensagem  Moggo em Seg Nov 08, 2010 6:40 pm

Ainda bem que a escolha de tema agradou. Só me lembrei deste porque, enfim, este é um fórum de escrita e não há nada que vá mudar a forma como escrevemos como o tal acordo.
A minha opinião sobre ele, até agora, é mais ou menos neutra. Confesso que me irrita que a maneira como fui ensinada a escrever tenha passado a estar errada só porque passaram uma lei qualquer, mas se não pensar muito no facto de que em breve vou ter de estar a perder tempo a aprender a nova maneira "certa", não acredito que seja uma calamidade tão grande assim. O acordo, as mudanças no português, são chatas para quem já fez a escola quase toda, mas acredito que os alunos do futuro pouco vão ligar a isso. Eu não ligo se vejo catorze escrito como "quatorze" em livros antigos, e duvido que os filhos que nunca vou ter liguem aos asteróides com acento. Todas as línguas evoluem com o tempo, e esta nem é a primeira vez que ocorrem mudanças na nossa. Há uns tantos anos retiraram o "ph" em lugar do f, e passou-se a escrever coisas em vez de "cousas", e ninguém morreu nem passámos a falar chinês à conta disso. Apesar de ter a certeza de que vou continuar a escrever "actor" com c até ao fim da vida, não considero um atentado à língua que este tenha sido retirado. Pode ser que não haja uma necessidade visível de fazer as alterações (Pronto, há aquilo de querer aproximar ao brasileiro, mas nisso nem vou falar!), mas se ninguém se tivesse dado ao trabalho de ir modificando como nos exprimimos, seja no papel ou a falar, ainda andaríamos todos a comunicar em gronfs e graurs.

Sobre os trabalhos e o copy paste...lamento discordar, Lizzie, mas se os alunos são preguiçosos e gostam de aldrabar, a culpa é dos pais que não os educam e da mentalidade que têm. Gente assim vai sempre arranjar maneira de dar a volta, com ou sem acordo. Também, duvido que haja por aí professores burros ao ponto de não saberem ver logo se uma coisa é copiada ou não. Se há, então Portugal está perdido e não é graças ao acordo ortográfico.

Moggo
Cheguei!

Pontuação : 17

Ver perfil do usuário http://moggo-moggo.blogspot.com/

Mensagem  Chloe em Ter Nov 23, 2010 1:23 pm

bom eu também tenho uma opinião muito neutra... cmo diz a moggo tudo tem de evoluir e a escrita é uma delas... também n concordavamos c a mudança do euro e hje ja aprendemos a conviver com ele... é tudo uma questão de habito... daqui a uns anos já ninguem percebe que mudou...
Chloe
Cheguei!

Pontuação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  carlafmelo em Sex Abr 01, 2011 10:50 am

Eu subscrevo o que a Chloe disse. Tudo isto não passa de uma questão de hábito. É certo que ao principio é uma situação chata e irritante, afinal parece que a nossa escrita está toda errada.
A minha opinião é neutra, por um lado irrita por outro é outra evoluçao da escrita.
carlafmelo
Cheguei!

Pontuação : 28

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: